Neurociência e aprendizado

corra02

Recentemente, assisti, em sala de aula, ao vídeo “A neurociência do aprendizado”, da neurocientista Suzana Herculano-Houzel. Como o próprio título já sugere, a especialista faz a relação entre as duas áreas. Recomendo a quem se interessa pelo assunto e, principalmente, para professores e estudantes de licenciatura.

Destaquei alguns pontos que achei relevantes sobre o vídeo. Primeiramente, quero transcrever uma fala que considerei uma das mais importantes ditas pela neurocientista: “O aprendizado é sempre possível”. Não é “de vez em quando”, nem com ressalvas. É sempre. Claro que a dificuldade pode apresentar-se maior dependendo de idade ou outros fatores, mas a possibilidade sempre existe.

Outro ponto importante: meninos e meninas são IGUALMENTE capazes de aprender qualquer coisa. Apesar de algumas pesquisas indicarem o contrário, a especialista refuta a hipótese de que o gênero é determinante para o desenvolvimento de determinadas habilidades. O que pode influenciar nesse processo são os gostos de cada um e a motivação.

Estes são os fatores mais importantes que contribuem para o aprendizado:

– Atenção e prática: Só conseguimos prestar atenção em uma coisa de cada vez. A atenção funciona como um filtro para eleger a informação mais importante para ser colocada em foco em um determinado momento.

– Método: Cada pessoa possui o mais adequado para si. É importante que o professor ofereça o maior número de métodos possível, para que o aluno escolha o mais adequado e tenha um aprendizado melhor.

– Motivação: Processo interior determinante para o aprendizado. É QUERER aprender.

No entanto, nada disso acontece se não houver OPORTUNIDADE. O conhecimento deve estar sempre à disposição.

A especialista explica, também, como funcionam as sinapses no nosso cérebro e como nós lidamos com o grande número dessas conexões ao longo da vida. Além disso, é mencionada a nossa memória de trabalho e com quantas informações ela consegue operar a cada instante. Nosso cérebro é realmente surpreendente. Vale a pena assistir.

A Suzana Herculano-Houzel tem um site próprio, com muitos vídeos, artigos, entrevistas etc.: http://www.suzanaherculanohouzel.com/

O vídeo “A neurociência do aprendizado” consegui assistir e fazer o download por este link: https://archive.org/details/Neurocienciasnarducao

Imagem retirada de: http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/bioconexoes/imagens/corra02.jpg/image_preview

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *